segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aflição



"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face."  Salmos 42:5
Quando lemos o salmo em questão, vemos um diálogo um tanto estranho... Uma conversa com a sua própria alma.
Apesar de parecer delírio, vemos as marcas que registram a autoria do salmo à Davi, mesmo que isso não tenha comprovação histórica e científica.
Davi era um homem sincero em suas palavras, e chamava a atenção de Deus por não se mascarar de forma alguma e de ser totalmente transparente com relação aos seus sentimentos. Só ele teria a coragem de escrever algo assim! Um salmo onde ele dialoga com sua própria alma. Um salmo que mostra quem somos e muitas vezes não temos coragem de assumir publicamente.
O que as pessoas achariam se pudessem ouvir o que você fala em sua própria mente? Quantos ririam e achariam cômicas a horas de conversas onde você e sua alma colocam os assuntos em dia, brigam, discutem, se elogiam e entram em acordo.
Quantas vezes depois de uma falta de atenção, e de uma "bola fora" você até mesmo fala em voz alta: "Seu burro! Como é que você faz isso?"
Mas registrar? Escrever pra que outros cantem como música? Isso cheira a filho de Jessé!
Vemos na expressão de Davi um homem aconselhando sua própria alma para que Ela não fique aflita.
Sabe... As palavras de Davi retratam nossa condição diante de Deus em vários momentos de nossa vida. Quantas vezes afligimos nossa alma com questões como: O que comer? O que vestir? Como vai ser? 
E o pior, temos uma dualidade, pois sabemos a resposta,e o único caminho certo: Confiar em Deus.
Mas as vezes saber que temos que confiar em Deus, não é o suficiente para que a alma não se aflija, saber oque fazer muitas vezes é diferente de "Executar'. Por isso Davi aparece aconselhando sua própria alma a confiar.
Essa característica sempre me chamou a atenção em relação ao salmista,e sempre atraiu a atenção de Deus. Me faz entender que ser um homem segundo o coração de Deus, não ser 100% correto, mas sim 100% sincero. Me faz entender que nossa alma se aflige, mesmo quando sabemos as respostas para todas a dúvidas do nosso coração, e me faz entender que o amor d'Ele tudo suporta, até mesmo minha dúvida.
Você já conversou com sua alma hoje? Já bateu um papinho com ela a respeito das agruras que fazem com que ela se aflija? Já aconselhou ela a ficar tranquila pois estamos debaixo da proteção do Pai? 
Gaste tempo com esse diálogo pois ele lhe fará bem. Esse foi um segredo de grandes homens como Jeremias (Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança. Lamentações de Jeremias 3:21).
Aconselhe sua alma a confiar, mostra a ela que Ele pode TUDO. Seja sincero com você mesmo e com Deus. Confia n'Ele. 
E só para constar! Todo o texto escrevo para você ler e ser abençoado, mas a última frase, dedico a minha alma! 

2 comentários:

  1. Me faz entender que ser um homem segundo o coração de Deus, não ser 100% correto, mas sim 100% sincero. Lindo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse salmos me salvou ontem rsrsr. Fiquei feliz em ler o texto, e fiquei ainda mais feliz por saber que sou uma mulher segundo coração de Deus, minha sinceridade quando tenho orado a Deus tem surpreendido até a mim

    ResponderExcluir